Saturday, 23 May 2009

"Jornal da Noite" – Genérico como espelho do programa informativo

A abertura do Jornal da Noite da SIC parece-nos muitas vezes irrelevante e banal. Contudo ele traduz em poucos segundos toda a essência do programa. Observemos primeiro o genérico para que depois possam ser tiradas algumas conclusões.


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Assim notamos que:

· O tempo de duração não ultrapassa os 7 segundos.


· Existe no início o predomínio de cores quentes que pretendem envolver o telespectador no mundo da informação. Mais tarde surge a cor azul, a cor da razão.


· A questão do movimento: há a imagem do planeta terra em movimento rotativo acompanhado de aros que o rodeiam. Isto tem o propósito de prender e envolver o telespectador nos temas a ser tratados. Uma visão para o mundo todo.


· A janela para o mundo: os aros que inicialmente deram a volta ao planeta terra juntam-se agora à janela – imagem representativa da televisão. A informação do mundo irá ser transmitida por aquela janela.


Após a abertura do noticiário surgem dois pivots, Rodrigo Guedes de Carvalho e Clara de Sousa que uns dias começam por apresentar levantados e outros sentados. Homem e Mulher – equilíbrio.



O próprio ambiente em estúdio é marcado pelas mesmas cores quentes e o facto do mesmo ser aberto para a redacção passa a ideia de transparência. O telespectador fica assim com a ideia de que presencia a informação mais relevante que se passa no mundo de forma dinâmica e ao mesmo tempo transparente.


Friday, 22 May 2009

"Preço certo em Euros" – a sua durabilidade e a questão da representatividade


O Preço certo em Euros, apresentado por Fernando Mendes, é sem dúvida um programa que se destaca devido à sua durabilidade. No ar desde 2002 é um sucesso em audiências. O ambiente de euforia vivido em estúdio consegue envolver e prender o telespectador à televisão.


O programa tem mais sucesso junto das mulheres e de uma faixa etária mais elevada (+ 64 anos). A população do interior do país é a que tem maior adesão ao concurso diário.


Ao assistirmos a um programa notamos a relação que o próprio apresentador tem com o seu público. Este que vem dos mais variados pontos do país presenteia constantemente Fernando Mendes. Arriscamos mesmo ao dizer que este tipo de relação é um dos factores principais que contribuem para a audiência do programa e a sua própria durabilidade.


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O Preço certo em Euros é classificado pelo canal como um programa de entretenimento de carácter informativo, uma vez que dá conta dos preços do mercado e dos próprios produtos. Para além disto é ainda de se destacar a importância que teve para certos grupos da população, uma vez que contribuiu para o esclarecimento do valor da nova moeda.

Wednesday, 20 May 2009

"Querido, Mudei a Casa!"

Criativo, dinâmico, colorido e com um toque de jovialidade, o Querido Mudei a Casa é um programa revolucionário no panorama audiovisual português.



Quem não gosta de ver um quarto ou uma sala que estava num pleno caos, tornar-se em 48 horas num local sedutor, organizado e novo, onde dá vontade de entrar?


Na realidade este formato de programas televisivos já existia em diversos países do mundo, como os EUA ou no Reino Unido, mas foi com este programa que Portugal teve a possibilidade de também mudar a decoração de sua casa.


Sob o lema: “JÁ MUDAMOS A VIDA DE MUITAS FAMÍLIAS. PODEMOS MUDAR A SUA VIDA TAMBÉM!”, o Querido mudei a Casa não tem como objectivo mudar a casa toda dos concorrentes, mas apenas uma divisão à escolha dos mesmos, conforme as candidaturas escolhidas (contudo, é de notar que o nas séries mais actuais o equipa já remodelou a casa toda de uma senhora, e mais do que uma área de algumas instituições sociais).


Para verem parte da sua casa alterada as pessoas apenas necessitam de enviar a sua candidatura para o programa, com a fotografia do espaço a remodelar e esperar que a sua divisão seja seleccionada. Além de interiores, o Querido mudei a casa transforma também exteriores de casas, como o jardim por exemplo.


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É de notar que este programa tem todo o apoio de diversas marcas que, ao patrocinar o programa, vêem também aí um espaço de publicitação e reconhecimento por parte do público. Muitos dos empresários de lojas de decoração referem mesmo que, depois de algumas das peças que vendem aparecerem na televisão, foram diversas as pessoas que se dirigiram à superfície para comprar esses mesmos produtos – demonstração exemplar do sucesso deste formato!


Com uma imagem apelativa e dinâmica, este programa adquire em Portugal muitos seguidores.

Actualmente o programa já vai na 10ª Temporada!


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Não podemos nunca finalizar este post sem referir a importância que os Queridos e as decoradores/as têm no programa, além da apresentadora claro – Sofia Carvalho. O apoio e o trabalho destas pessoas é assim a base do sucesso deste programa.


Para conhecerem um bocado mais deste programa e dos trabalhos que já foram desenvolvidos visitem o Blog. ;)