Tuesday 17 February 2009

ExpoCarreiras'09

No passado dia 11 de Fevereiro realizou-se na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa a ExpoCarreiras’09.


Com o objectivo de incentivar e proporcionar a comunicação entre os alunos e as empresas empregadoras, a Faculdade convidou diversas entidades na área da Comunicação Social, tal como se sucedeu na primeira edição desta iniciativa, datada do ano de 2008. Estiveram presentes nos vários stands representantes da estação nacional de rádio Mega FM, do canal público RTP, da empresa de aviação TAP, da empresa Hospedeiras de Portugal, entre outros.

O Reitor da Universidade, Prof. Doutor Manuel Braga da Cruz, abriu o evento, realizando, depois, a Directora da Faculdade Prof.ª Doutora Isabel Capeloa Gil a sessão de boas vindas aos alunos presentes. Posteriormente se deu início ao Seminário A Entrada na Vida Activa – Exigências e Perfis, onde se debateu a questão da Universidade nos dias de hoje, da empregabilidade e das expectativas empresariais.

Após o término do Seminário, os alunos tiveram a possibilidade de assistir a variados Workshops de esclarecimento acerca: do programa Erasmus; do programa de Estágios de Verão BES-UP; do trabalho em audiências; do empreendedorismo e da importância das redes sociais na gestão de talento.

Na parte da tarde, a Faculdade abriu portas a alunos de várias escolas do Ensino Secundário, da área de Lisboa, para a apresentação da mesma através de uma sessão de acolhimento e de visitas guiadas pela diversa área académica.

Como parte integrante do grupo que ajudou à organização do evento, tivemos a possibilidade de acompanhar e mostrar aos alunos as instalações e os principais pontos que, caso um dia viessem a entrar para a Universidade, gostariam de conhecer. Foi com divertimento, embora com alguma preocupação, que apresentámos a nossa Faculdade aos alunos, sempre rodeados de muita conversa e o desejo de esclarecimentos. Os grupos tinham como destino o lanche de convívio preparado pela Universidade na cantina da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais.

Estas iniciativas são muito gratificantes para nós alunos, principalmente porque somos alunas do último ano de curso e uma vez que nos vamos lançar pela primeira vez no mercado de trabalho, é muito importante sentirmos alguma ajuda por parte da nossa faculdade.