Wednesday, 27 May 2009

"Futebol de Saltos Altos"


Para quem pensava que o futebol era só para homens, aqui está a grande prova do contrário. Futebol de Saltos altos é um programa apresentado por Karen Gaidão, que visa entrar no mundo do futebol de diferente forma.



Karen é uma mulher com bastante experiência dentro do mundo do desporto, visto que é actualmente esposa do Jogador de Hoquéi da Selecção Nacional Filipe Gaidão, e se tornou conhecida por namorar com o jogador Jardel. De uma forma diferente, a apresentadora mostra-nos o mundo dos futebolistas, nomeadamente a sua vida dentro e fora de campo.


Este programa é transmitido uma vez por semana no canal desportivo SporTv e no nosso entender, esta é uma forma do canal acabar com as rotulagens que se fazem em torno do futebol.

O futebol é também interesse feminino, e Karen Gaidão apresenta-nos esta nova forma de estarmos informados sobre as ultimas dos clubes, jogadores e treinadores de futebol de uma forma bastante mais atractiva.

Futebol de Saltos Altos, por que nós mulheres também merecemos!

Monday, 25 May 2009

"Nós por Cá"


A força do cidadão anónimo marca cada vez mais a programação televisiva. Hoje em dia, é cada vez maior o número de programas que reconhece a importância da voz popular.

Ao apresentar o Nós por Cá inserido no Jornal da Noite, a SIC demonstrou como é grande o poder da televisão para alterar as coisas que estão mal na nossa sociedade.


Devido ao sucesso e à importância que se veio a dar a este formato, a SIC apostou no desenvolvimento desta rubrica como um programa televisivo, com mais tempo de emissão que tinha antes, mais reportagens e mais notícias. Sem dúvida, um sucesso!


Referindo questões quotidianas, problemas de pessoas comuns, este programa ganhou ainda mais referência ao procurar as razões que levaram ao surgimento desses mesmos conflitos, junto das identidades responsáveis. E ao conseguir, na maior parte das vezes, a resolução para estes problemas, o formato acabou por ser a voz da população, ou melhor, acabou por traduzir a força do cidadão anónimo correlacionado com o poder da televisão.


video


As pessoas além de assistirem ao programa acreditam nele, confiam nele. O Nós por Cá é hoje a resolução de muitos problemas da sociedade, sob o lema tão popular: Votamos em si!


É de realçar, por exemplo, uma das questões mais abordadas: os problemas com os sinais de trânsito e a má regulação na colocação dos mesmos nas ruas portuguesas. Embora sejam, por vezes, realidades comuns que toda a gente vê, só quando um programa como o Nós por Cá refere esse facto, é que algo muda neste país.


Será isto admissível?

Sunday, 24 May 2009

Manuela Moura Guedes vs. Marinho Pinto

Na passada sexta-feira dia 22, no Jornal Nacional da TVI, aconteceu aquilo que já há muito as pessoas temiam... a jornalista mais mediática e agitadora da televisão portuguesa levou uma “achega” em directo.


video


Manuela Moura Guedes é uma jornalista que é bastante conhecida por ser provocadora no que diz respeito a assuntos de interesse público. Há pouco tempo foi a anfitriã de um duelo entre jornalista e Primeiro Ministro, tendo posto até José Sócrates em tribunal pelos seus comentários.


O nosso blog tem como objectivo comentar assuntos relativos a Televisão e como jornalistas de coração que somos, este episódio não nos poderia passar ao lado. É triste ver este tipo de episódios em televisão. Afinal de contas o telejornal tem como objectivo informar o espectador e não “entretê-lo” com este tipo de espectáculo.


É pena que o jornalismo português seja associado a este tipo de acontecimentos, e é pena que para além disto tudo o vídeo no Youtube que mostra esta discussão seja o mais visto em Portugal nos últimos tempos. Como é que pode existir em Portugal jornalismo objectivo quando as pessoas procuram exactamente o contrário?


Quanto à atitude que Marinho Pinto... será que não foi merecida?


Gostaríamos de ouvir a vossa opinião!