Friday 15 May 2009

Programas da Manhã: a importância dos apresentadores


O panorama matinal da televisão portuguesa é marcado, além dos diários informativos, por programas como: a Praça da Alegria (RTP), a Fátima (SIC) e o Você na TV! (TVI).









Para analisarmos este tipo de programas é essencial realçar a importância dos apresentadores. É de notar que a essência destes programas é definido pela personagem principal, ou seja, a personagem que dá a cara, a pessoa que todas as manhãs nos faz companhia.


Notemos que o horário da manhã, a que dá estes programas, tem como público-alvo: as domésticas, os aposentados ou os desempregados. Deste modo, a maior parte das pessoas que vê estes formatos procura uma companhia, um programa leve (pois é um programa matutino), mas ao mesmo tempo interessante e dinâmico.

As pessoas querem acordar bem-dispostas, com música, conversas divertidas e sorrisos.


Por exemplo, o programa da Fátima, com a sua doçura, com a animação infindável de Nuno Eiró, as músicas do Quarteto José Cabeleira ou as conversas dos Tertulianos, são pontos chaves para o sucesso do programa.

Para entender melhor a força dos apresentadores neste tipo de formatos, note-se que quando a apresentadora Fátima Lopes deixou por tempos o programa por estar em tempo pós-parto, o programa baixou as audiências em relação à Praça da Alegria e ao Você na TV!.


Merche Romero e Carlos Ribeiro não conseguiram deste modo manter a força e vitalidade que Fátima dava ao formato. Isto também devido ao facto de as pessoas se habituarem facilmente a um tipo de linguagem e personalidade, e quando outras surgem no lugar daquelas, nem sempre se deixa que ela entre do mesmo modo nas suas vidas, pelos seus ecrãs de televisão.


No comments:

Post a Comment